28 de abr. de 2009

Nabo

Já colhemos muitos Nabos na horta do Jardim Anil - CLICA AQUI!!!

Sua função é aguçar o paladar, melhorar a digestão (contém a enzima Diastase) e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e C, bom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.
Na hora de comprar, escolha o que seja pesado, tenha um maior número de folhas com tom bem esverdeado e que esteja com a raiz bem branca.

É muito comum os japoneses servirem o takuan, tsukemono de daikon (nabo em conserva) nas suas refeições.

O suco do nabo ralado alivia a azia e a ressaca.

O nabo cru cortado em rodelas finas e colocado em vasilhame fechado junto com mel, produz um líquido transparente quando murcha. Esse líquido tomado após uma boa mexida é bom para combater tosses e catarros.
As folhas secas colocadas no banho de imersão servem para aquecer o organismo, sendo indicadas para pessoas sensíveis ao frio.

Entre as "sabedorias populares" antigas japonesas, dizia-se que rodelas desidratadas de nabo cozidas (kiriboshi daikon) removiam caroços do intestino. Nutricionistas estudaram o kiriboshi daikon e verificaram a presença de uma substância chamada lignina, que exerce nos vegetais a mesma função que o colágeno cumpre nos animais, ou seja, unir as células entre si. Além disso, a lignina diminui o nível de colesterol sanguíneo e previne a incidência de câncer.

O nabo ralado (daikon oroshi) e os filamentos do nabo que acompanham motis, sashimis, peixes grelhados, tempuras ou sobas, quando são considerados só como enfeites e deixados no prato intactos, são considerados um desperdício na cultura japonesa, como se fosse desprezado propositalmente um medicamento digestivo e que previne o câncer.

COMO FAZER CONSERVA DE NABO:

Ingredientes

Nabos
Sal
3 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de mirim (ou saquê)
1 colher de chá cheia de açúcar
Anilina vegetal cor-de-rosa
1 pitada de glutamato monossódico (opcional)

Modo de Preparo

1. Escolha nabos bons, descasque-os e corte-os.
2. Espalhe 1 colher de chá de sal sobre os cubos de nabo, comprima-os com as pontas dos dedos e deixe descansando por 1 hora. Esprema bem os nabos para sair todo o caldo que dessorou (perdeu o soro).
3. A parte, misture os outros ingredientes numa vasilha, deite os cubos de nabo nessa mistura e deixe-os descansando por algum tempo.
4. Guarde em pote de vidro e mantenha sobre refrigeração.
5. Os nabos assim preparados permanecem inalterados por 3 a 4 dias.

Rendimento: 1 pote de 1/2 litro