6 de fev. de 2009

cuidando das plantas durante as férias

Nas férias, os cuidados com as plantas


Viajar em férias é sempre muito agradável, e também uma preocupação para quem tem plantas em casa. Mas você pode usar pequenos truques para mantê-las saudáveis e bem irrigadas enquanto estiver fora. Antes de aplicá-los, porém, coloque todos os vasos numa área bem iluminada, protegidos do sol direto, e molhe fartamente.

Dicas para curtos períodos

Para poucos dias, uma rega abundante logo ao sair de casa é suficiente, mas estes três sistemas de auto-rega ajudam bastante:
1. Regue a planta e cubra a superfície do vaso com esfagno (musgo) úmido.

2. Cubra a planta com um saco plástico, sem vedar totalmente, após regar e deixar escoar o excesso de água. Apóie o plástico em quatro estacas enterradas no vaso, certificando-se de que ele não toca a folhagem.

3. Coloque os vasos dentro de uma bacia forrada com uma camada de pedrinhas ou seixos cobertos de água.


Para férias de até um mês

Neste caso, o ideal é usar sistemas de auto-rega mais eficientes, como estes:

1. Forre o fundo de um recipiente grande com cascalho ou pedregulho e disponha uma camada de esfagno ou espuma de plástico. Acomode os vasos e regue bem, encharcando o esfagno ou a espuma. Para dificultar a evaporação, tampe o recipiente com uma cartolina furada no meio para passar o caule da planta.

2. Pegue um barbante de uns 20 cm e desfie as pontas. Retire a planta do vaso, sem desmanchar o torrão que envolve as raízes, e passe o barbante pelo furo de drenagem, deixando uma das pontas dentro do vaso. Arrume a planta de volta e coloque o vaso numa bacia com água, sobre tijolos ou pedaços de madeira, mergulhando só o fio na água.

3. Para molhar várias plantas de uma só vez, use barbantes do mesmo tamanho, com as pontas desfiadas. Enterre uma delas na mistura do vaso e deixe a outra mergulhada na água de uma bacia, colocada num nível abaixo da planta.

4. No caso de plantas maiores, introduza na terra do vaso o gargalo de uma garrafa cheia de água (as de água mineral são boas), que pingará pelo furo da tampa.

5. Para as plantas em xaxins, distribua-os em pias ou tanques com água pela metade. Coloque em local claro, longe de muito vento.

6. Utilize um pedaço de feltro para colocar os vasos de plástico. Mergulhe uma das extremidades numa pia cheia de água e use a outra para acomodar as plantas. Este sistema não serve para vasos de barro, que são mais grossos e, às vezes, possuem furos nas laterais.

Fonte: Revista Casa Claudia