6 de fev de 2009

Tipos de Gramas(dicas)

GRAMA SANTO AGOSTINHO:

Nome Científico: Stenotaphrum secundatum

Características: folhas de largura e comprimento médios, lisas e sem pelos. Cor verde-escuro, estolões abundantes.


Principais vantagens
Adapta-se bem ao litoral e a áreas semi-sombreadas. Bastante rústica, resiste bem às pragas e doenças.


Principais indicações:
Areas semi-sombreadas e litorâneas, casas campo e praia, jardins residenciais.


GRAMAS BERMUDAS:

Nome Científico: Cynodum Dactylum
Características: folhas estreitas, crescimento rápido, cor verde - vivo.


Principais vantagens: embora muito macia, tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida a maus-tratos.

Principais indicações: playgrounds, campos de futebol, pólo, tênis e outros esportes.


GRAMA COREANA:

Nome Cientifico: Zoysia tenuifolia Trin
É uma herbácea perene, rasteira, rizomatosa das Ilhas Mascarenas, de 10-15 cm de altura, de folhas macias, muito finas e compactas, origem do nome grama-veludo. Utilizada para formação de gramados a pleno sol. O crescimento em altura é muito lento, reduzindo e espaçando o número de cortes. Não sendo podada forma verdadeiro colchão. Quando podada tem o inconveniente de ficar exposta a ramagem inferior desprovida de folhas, com aspecto de seca.
Não é muito resistente ao pisoteio e requer solo enriquecido e irrigação periódica. Multiplica-se por placas e por divisão de touceiras.

Pode ser adquirida nas formas de:

Sementes;

Mudas;


Plugs


Dicas de como cuidar da grama:

a adubação é feita na primavera, mas também varia de acordo com cada espécie.

Cuidados com o seu gramado
Como ocorre com as outras espécies de plantas, a manutenção do gramado varia de acordo com cada espécie.

São três cuidados principais que você deve tomar:
Agua

Uma das dúvidas muito freqüentes diz respeito à quantidade de água a ser fornecida para a grama. A regra básica é que – como todas as plantas – o gramado não deve ser encharcado no tratamento de manutenção. Com o tempo e utilizando o seu bom-senso, é possível chegar à quantidade adequada de água. Tocar a terra durante a rega pode ajudá-lo a verificar a quantidade de água já fornecida, ao sentir a umidade da terra. Conforme o clima da região e a espécie de grama, a irrigação deve ser feita com maior ou menor freqüência. Considere intervalos mínimos de 15 dias no verão e até no máximo 60 dias no inverno.


Poda
A poda é muito importante, pois fortalece o gramado. Dependendo da espécie, a grama cresce mais rapidamente ou mais lentamente. Em geral, aquelas indicadas para climas quentes crescem mais rápido. Devem, portanto, serem podadas com freqüência. A exceção fica por conta de certas espécies utilizadas como elemento ornamental, como a Grama Preta, que pode atingir até 10cm ou mais. A necessidade de poda pode ser verificada pelo tamanho das folhas. Em geral, ao atingirem 2 a 3cm já podem ser podadas.


Adubação
É preciso garantir nutrientes para o gramado. Além de material orgânico, o sólo precisa de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Isso é feito através da adubação orgânica e /ou química. Aqui, todo cuidado é pouco, pois o adubo pode queimar as folhas. Por isso, quando
a adubação é feita, o gramado deve ser muito regado. Pode-se utilizar 20g, por exemplo, de NPK ( uma combinação de material orgânico e fertilizantes ) para cada m2 de área gramada. Sob árvores, a dosagem deve ser dobrada. O recomendável é contar com serviços de profissionais, que saberão executar o serviço sem causar danos à grama. Geralmente, a adubação é feita na primavera, mas também varia de acordo com cada espécie.

GRAMA BATATAIS:

Nome Científico: Paspalum notatum Flüegge
Família Gramineae
Planta herbácea de 15 a 30 cm de altura de folhas lineares, muito pilosas e alongadas. Planta muito rústica se adapta bem a grandes áreas verdes, de solos secos e inférteis. Em relação às outras gramas, sua aparência é mais grosseira. Deve ser plantada a sol pleno pois não resiste à sombra. Quando colocada em locais sombreados, começa a perder as folhas e deixar o solo descoberto até que a grama desapareça totalmente. Produz grande quantidade de massa verde o que contribui muito para seu desenvolvimento em solos pobres. Seu crescimento no verão é abundante o que torna a manutenção um pouco mais cara que outros tipos de grama. É
apresentada em placas irregulares retiradas com enxada no local de produção o que faz com que seu plantio seja mais demorado e menos uniforme, assim como seu fechamento. Devido à isso é muito susceptível à infestação de ervas daninhas na época de pegamento. É muito utilizada para controle de taludes e açudes devido ao seu baixo custo de implantação.

PRINCIPAIS VANTAGENS:
Grande rusticidade
Baixo custo
Resistência à seca
Adapta-se à solos pobres

DESVANTAGENS:
Crescimento (Menor Intervalo de Corte)

Susceptível à incidência de pragas
Apresentação para o plantio

INDICAÇÕES PRINCIPAIS:
É muito utilizado na contenção de erosões, taludes, áreas industriais, laterais e canteiros centrais de rodovias, etc...

CUIDADOS ESPECIAIS:

Inicialmente sua manutenção será mais complicada, por ela não ser isenta de pragas.
Ela deve ser molhada durante os vinte primeiros dias de plantada


GRAMA SÃO CARLOS:

Nome Científico: Axonopus compressus Beauv.
Família Gramineae
Planta rasteira, de origem Brasileira, com 10-20 cm de altura. Possui folhas lisas, perenes e lineares. De formação muito densa e de um tom de verde muito ornamental, essa grama se adapta a locais de meia sombra ou a sol pleno. Tolera também locais úmidos e frios. Apresenta pouca resistência à seca, não sendo então muito recomendada para áreas rústicas e sem
irrigação.Deve ser plantada em solos férteis pois não se desenvolve bem em solos pobres como outros tipos de grama. Para manter um bom aspecto a grama deve ser cortada freqüentemente a fim de que não forme muita massa verde. Em certas regiões tem se notado muitos problemas de caráter fitossanitário, o que torna seu plantio arriscado pois a grama nunca atingirá o nível adequado. Apresenta alta resistência ao pisoteio. Sua apresentação é em rolos de 0.5 m2 facilitando o plantio e sua formação. Seu custo é o maior dentre as gramas apresentadas.

PRINCIPAIS VANTAGENS:

Ambientação em áreas ensolaradas e semi-sombreadas.
Crescimento pouco intenso
Resistente a pragas e ervas daninhas.
Forma gramado denso

DESVANTAGENS:
Não se adapta a solos pobres e regiões secas
Pode apresentar doenças e pragas dependendo da Região
Manutenção alta para manter o gramado bonito (Pequeno intervalo de corte)


INDICAÇÕES PRINCIPAIS:
Jardins, áreas industriais,residências e casas de campo.

CARACTERÍSTICAS:
Folhas largas, lisas e sem pelos; cor verde intenso, estolões abundantes.


CUIDADOS ESPECIAIS:
Irrigar nas épocas de estiagem. Cortar sempre que altura for maior 2-3cm.

GRAMA ESMERALDA:

Nome Cientifico: Wild Zoysia Japonica Steud.
Planta herbácea de 10-20 cm de altura, originária do Japão, é uma das gramas mais difundidas no Brasil hoje em dia. Suas folhas são em forma de lança, pequenas e estreitas muito densas e pilosas.Graças a sua grande densidade, forma um tapete verde muito uniforme e ornamental. Deve ficar a sol pleno, mas tolera um pequeno período de sombra. Em locais muito sombreados, a vegetação fica rala e estolada. É muito recomendada para gramados residenciais e áreas verdes nobres, apresenta média resistência ao pisoteio e não exige podas muito
freqüentes, o que barateia a manutenção. Sua grande densidade também é responsável pela baixa incidência de ervas daninhas, que acabam aparecendo apenas perto da época do plantio, diminuindo depois conforme a grama vai adensando. Outra grande vantagem é o sua apresentação: Placas (Tapetes) de 0.5m2 e, devido a essa configuração seu gramado fica praticamente pronto no final do plantio.

VANTAGENS:
Grande efeito ornamental
Baixo índice de infestação de Plantas daninhas
Apresentação
Facilidade de plantio
Baixa manutenção

Forma um perfeito tapete de grama com os estolões e folhas bem entrelaçados. Grande beleza. Folhas macias e resistência ao pisoteio.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES
Própria para jardins residências,áreas industriais, casas de campo e praia, playground e campos de esportes em geral

CARACTERÍSTICAS

Folhas
estreitas e médias, enraizamento abundante. Cor verde esmeralda. Estolões penetrantes.

CUIDADOS ESPECIAIS
Corta sempre que a altura for maior que 3 cm. Adubar para manter a coloração int
ensa.